Banco Digital

Case BDS DataSolution

Ficha do Case

Desde quando: desde 2014 (cliente ativo);

Cliente: Banco Digital;

Áreas que utilizam Soluções BDS: O BDS atende as primariamente as necessidades das áreas de Risco de Mercado e Tesouraria, mas usuários de outras áreas, como Controle de Garantias e Middle, também utilizam o sistema. A camada de cálculos da Plataforma BDS está exposta a todos os clientes do Banco, por meio do Internet Banking e aplicativos mobile;

Histórico: A Plataforma BDS foi contratada para ser a base que centralizadora de todos os Índices e Moedas necessários para o funcionamento do banco. Em pouco tempo, passou a ser utilizada para o armazenamento de curvas calculadas pelas áreas de Tesouraria e Risco de Mercado, que são a base para o cálculo da taxa transfer e das taxas de captação de investimentos através da sua plataforma officer e via internet e mobile banking.

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Dores

  • A taxa transfer era calculada sob demanda pela área de tesouraria, através de um processo não estruturado via e-mail;
  • Demora para devolução das taxas pela Tesouraria levava a perda de negócios ao banco;
  • Impossibilidade de automatizar o cálculo para atendimento ao lançamento do banco digital;
  • Risco operacional alto pois os cálculos eram realizados em Excel;
  • Falta de um local centralizado com as informações das taxas solicitadas por diversas áreas para a área de tesouraria;
  • Dificuldade de fornecer taxas distintas de acordo com o perfil do cliente e da operação.

Resultados

A criação de uma biblioteca de cálculos permitiu a completa automatização e personalização de taxas para cada tipo de área, produto e/ou segmentação de cliente. Atualmente, atende a milhares de requisição de cálculos por dia, com extrema performance nos cálculos.

A Plataforma BDS proporcionou a integração flexível e fácil com diversos sistemas. Facilitou a governança de dados, com curadoria adequada, garantindo o melhor custo benefício.

Destaques da solução

  • Solução em ambiente de missão crítica;
  • São mais de 4 ambientes com a solução instalada e atualizada;
  • Rastreabilidade, permissionamentos e token de autenticações ligados em diversos processos;
  • Alimentam diversos outros sistemas corporativos de back office, incluindo integração com o sistema responsável pelo controle dos investimentos dos clientes;
  • Integração via WEBSERVICES com diversos sistemas, entre eles os responsáveis por saques em moeda estrangeira;
  • Integração com camada de mensageria da Technisys, para integração com diversos sistemas do Banco.

Benefícios alcançados

  • Automação completa do cálculo da taxa transfer para as áreas internas;
  • Lançamento da simulação em tempo real da taxa personalizada ao cliente, através das plataformas de internet e mobile banking;
  • Diminuição expressiva do tempo de resposta, de horas para menos de 1 segundo;
  • Possibilidade de os clientes obterem taxas atualizadas 24 por dia, 7 dias por semana;
  • Redução dos riscos operacionais, através de um sistema de feito/conferido;
  • Controle da área de Tesouraria sobre as taxas ofertadas aos clientes, com possibilidade de parar a captação e/ou empréstimos de um produto e/ou prazos específicos através de um clique.