Banco Digital
Case BDS DataSolutionFicha do Case
Desde quando: desde 2014 (cliente ativo);
Cliente: Banco Digital;
Áreas que utilizam Soluções BDS: O BDS atende as primariamente as necessidades das áreas de Risco de Mercado e Tesouraria, mas usuários de outras áreas, como Controle de Garantias e Middle, também utilizam o sistema. A camada de cálculos da Plataforma BDS está exposta a todos os clientes do Banco, por meio do Internet Banking e aplicativos mobile;
Histórico: A Plataforma BDS foi contratada para ser a base que centralizadora de todos os Índices e Moedas necessários para o funcionamento do banco. Em pouco tempo, passou a ser utilizada para o armazenamento de curvas calculadas pelas áreas de Tesouraria e Risco de Mercado, que são a base para o cálculo da taxa transfer e das taxas de captação de investimentos através da sua plataforma officer e via internet e mobile banking.
Dores
- A taxa transfer era calculada sob demanda pela área de tesouraria, através de um processo não estruturado via e-mail;
- Demora para devolução das taxas pela Tesouraria levava a perda de negócios ao banco;
- Impossibilidade de automatizar o cálculo para atendimento ao lançamento do banco digital;
- Risco operacional alto pois os cálculos eram realizados em Excel;
- Falta de um local centralizado com as informações das taxas solicitadas por diversas áreas para a área de tesouraria;
- Dificuldade de fornecer taxas distintas de acordo com o perfil do cliente e da operação.
Resultados
A criação de uma biblioteca de cálculos permitiu a completa automatização e personalização de taxas para cada tipo de área, produto e/ou segmentação de cliente. Atualmente, atende a milhares de requisição de cálculos por dia, com extrema performance nos cálculos.
A Plataforma BDS proporcionou a integração flexível e fácil com diversos sistemas. Facilitou a governança de dados, com curadoria adequada, garantindo o melhor custo benefício.
Destaques da solução
- Solução em ambiente de missão crítica;
- São mais de 4 ambientes com a solução instalada e atualizada;
- Rastreabilidade, permissionamentos e token de autenticações ligados em diversos processos;
- Alimentam diversos outros sistemas corporativos de back office, incluindo integração com o sistema responsável pelo controle dos investimentos dos clientes;
- Integração via WEBSERVICES com diversos sistemas, entre eles os responsáveis por saques em moeda estrangeira;
- Integração com camada de mensageria da Technisys, para integração com diversos sistemas do Banco.
Benefícios alcançados
- Automação completa do cálculo da taxa transfer para as áreas internas;
- Lançamento da simulação em tempo real da taxa personalizada ao cliente, através das plataformas de internet e mobile banking;
- Diminuição expressiva do tempo de resposta, de horas para menos de 1 segundo;
- Possibilidade de os clientes obterem taxas atualizadas 24 por dia, 7 dias por semana;
- Redução dos riscos operacionais, através de um sistema de feito/conferido;
- Controle da área de Tesouraria sobre as taxas ofertadas aos clientes, com possibilidade de parar a captação e/ou empréstimos de um produto e/ou prazos específicos através de um clique.